Eixos estruturadores

Temáticas gerais e específicas de pesquisa, em relação aos eixos estruturadores

A partir do eixo central de pesquisas dedicadas às investigações de modelos de tecnologia educacional ligados à Educação Científica e Tecnológica, com ênfase em Educação Digital, constituem-se em eixos estruturadores preliminares:

Eixo I – Ciberarquitetura e Educação Digital [CED]

Eixo II – Educação por Projetos Tecnológicos [EPT]

Eixo III – Ambientes digitais dedicados à Educação [ADE]

Eixo IV – Laboratórios experimentais com gestão remota por Internet [LEI]

No decorrer da implementação das ações vinculadas ao LPECT outros eixos temáticos que se mostrarem promissores na perspectiva de pesquisa e tecnologias aplicadas, poderão ser incluídos como novos eixos estruturadores complementares.

Eixos estruturadores preliminares: descritores sintéticos

Com a definição preliminar dos eixos estruturadores apresentados, registram-se a seguir os descritores gerais dos mesmos. 

Eixo I – Ciberarquitetura e Educação Digital [CED]

Concepção de modelos de ensino-aprendizagem que ocorrem em ambientes arquitetônicos que apresentam convergência local-remota de mídias analógicas e digitais (‘Sala Inteligente’).

Eixo II – Educação por Projetos Tecnológicos [EPT]

Investigação de resposta dos estudantes cursando ciências fundamentais, a modelos de ensino-aprendizagem voltado a educação por projetos tecnológicos.

Eixo III – Ambientes digitais dedicados à Educação [ADE]

Concepção de modelos de ambientes digitais dedicados à educação e sua investigação no âmbito docente-discente-institucional.

Eixo IV – Laboratórios experimentais com gestão remota por Internet [LEI]

Concepção de tecnologias que permitem a criação e utilização por docentes e discentes de laboratórios, com gestão remota por Internet.