Cursos ITA

Um modelo de aprendizado baseado em projetos para Robótica Móvel

Oferecido entre fevereiro e junho de 2016.

Pesquisador responsável: Carlos Henrique Costa Ribeiro

Pesquisadores associados: Carlos Henrique Quartucci Forster, Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, Daisy Hirata, Luiz Gustavo Bizarro Mirisola, Marcos Ricardo Omena de Albuquerque Máximo. Colaboradores: Cecília de Azevedo Castro Cesar, Paulo André Lima de Castro.

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Imagens do curso CT204, realizado na Sala Inteligente do LPECT, oferecido em regime de graduação e pós-graduação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Sumário

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e análise de um modelo de aprendizado baseado em projetos (PBL) para uma disciplina de Robótica Móvel, oferecida em nível de pós-graduação (mas aberto a alunos de graduação) em Engenharia. O modelo se beneficia de a) um grande conjuntos de recursos de hardware disponíveis no Laboratório de Sistemas Computacionais Autônomos da Divisão de Ciência da Computação do ITA, b) experiência prévia de integrantes da equipe responsável em tópicos e oferecimento de disciplinas de Robótica, Controle, Sistemas Multiagente e Aprendizado de Máquina, e c) interação com a equipe de alunos do ITA envolvidos com iniciativa (ITAndroids) ligada a Robótica Móvel, d) inclusão na equipe de desenvolvimento de especialistas em Educação e PBL em particular. Como resultados do projeto, espera-se que: a) o modelo demonstre ser uma iniciativa relevante para a formação básica em Robótica Móvel, suficiente para prover os alunos com competências e habilidades para o desenvolvimento de projetos de pesquisa avançados sustentados em conhecimentos teóricos de Robótica Móvel, b) os projetos da disciplina tenham efeito multiplicador, com definição de tópicos de pesquisa e participação efetiva e integrada de docentes e alunos de graduação e pós-graduação, com uso dos recursos do laboratório, e c) o modelo seja base ou inspiração para uma reforma maior do currículo do curso, em concordância com políticas institucionais de inovação curricular para Engenharia do ITA, que prevê – entre outros aspectos: interdisciplinaridade, integração de disciplinas, flexibilização da formação e sinergia com iniciativas já existentes.

 

 

O curso foi realizado entre fevereiro e junho de 2016, no ambiente da Sala Inteligente do LPECT-ITA.

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